terça-feira, 20 de novembro de 2012

Trança de Maçã


Este fim de semana fiz a minha estreia na confecção de pão recheado. O primeiro foi com um recheio salgado e o segundo com um recheio doce. Para começo não ficaram mal, mas a avaliação que faço, é que há que melhorar.

Uma das minhas verdades absolutas é que o caminho faz-se caminhando e que o ser humano é acima de tudo concebido para a aprendizagem. Ora assim sendo, tenho que praticar, pelo que já estou a adivinhar que muitos pães vão surgir, e muita farinha irá enfarinhar esta cozinha. :)

Apesar de não considerar o resultado em termos de imagem ótimo, o sabor ficou muito bom, pelo que aqui deixo a receita.


Delicodoce

Ingredientes:

Pão
  • 575 g de farinha  branca
  • 80 ml de leite (morno)
  • 4 ovos médios
  • 200 g de manteiga (em cubos)
  • 2 c de café de sal
  • 70 g de açúcar
  • 3,5 colheres de café de fermento de padeiro


Recheio
  • Canela q. b.
  • Açúcar q.b.
  • 2 Maçãs
  • 100 g de sultanas
  • 100 g de amêndoa

Começar por colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão e colocar no programa de amassar e levedar. Entretanto descascar as maçãs e cortar em tiras finas. Misturar num prato o açúcar com a canela e as sultanas e reservar.

Assim  que a massa esteja pronta, (batida e levedada) tender a massa sobre uma mesa com a ajuda de um rolo e farinha até obter um retângulo. Nos lados laterais cortar tiras em diagonal para depois moldar a trança. Rechear o centro da massa, primeiro com açúcar, canela e sultanas, a seguir com uma camada de tiras de maçã e depois terminar com o restante açúcar, canela e sultanas. Cruzar as tiras da massa de forma a formar uma trança e fechar bem nas pontas. Colocar num tabuleiro/forma, tapar com pelicula plástica e deixar levedar em local ameno mais cerca de 30 m. A seguir pincelar a trança com a gema de ovo batida com um pouco de água, enfeitar com amêndoa e levar a cozer no forno a 180º cerca de 30 a 35 m. Retirar deixar arrefecer e caso queira, pincelar com um pouco de mel.
Vai um fatia?


Delicodoce



Delicodoce


 Boa semana.

29 comentários:

  1. Olá minha amiga, acredite que teu pão ficou maravilhoso.
    Essas fotos com o recheio aparecendo, mostram que o pão deve ter ficado tb delicioso.
    Eu gostei tanto do pão e fiquei c/ tanta vontade de provar, que peguei a receita e vou fazer logo -logo.

    Bjsssssss querida e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  2. Por mim as fotos estão muito bem e dá bem para perceber o quanto deve ter ficado delicioso.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Ficou ótimo. Adoro o recheio.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Essa trança ficou linda e com um interior delicioso,gostei muito.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Mas que maravilha: o recheio é uma delícia e esta trança ficou linda! Parece um strudel mas com massa lêveda.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Hum... que apetitosa! Impossível resistir a esse recheio de maçã e canela! As fotografias deixam água na boca!!

    ResponderEliminar
  7. Uma tarte de maçã muito bonita e sem duvida bem saborosa!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto fantástico. Gostei bastante da sugestão.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Bom dia:)
    mas que interior fantástico, gostei muito, parabéns!
    um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Ficaram uma maravilha :)
    Adoro pão com esse tipo de recheio :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  11. hummm que delicinha parabens adorei a receita bjokas doces

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto maravilhoso, deve ser tão bom!

    ResponderEliminar
  13. era capaz de comer esta trança de manhã, à tarde e à noite...com chá ou café...que perdição!!!tenho q experimentar!

    ResponderEliminar
  14. Olá querida,
    eu amo pães caseiros e recheados ficam mais saborosos, o seu
    ficou lindo imagino o aroma que ficou por sua casa, hummmmm, delícia!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto, se tem maçã e canela, para mim já é bom e com tudo o resto ainda é melhor.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Querida Fernanda,

    Essa trança ficou um apetite, está com um visual lindíssimo e faria uma grande festa se a pudesse provar ! :)

    O recheio é um sucesso cheio de ingredientes que combinam na perfeição e que ADORO !

    Só iguarias que saem das tuas mãos... mãos de Mãe !

    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Eu adoro fazer pães doces e salgados recheados.
    O teu para uma primeira vez está fabuloso. Com um cheirinho a Outono.
    O recheio não poderia ser melhor :) E agora há que praticar, fazer muitos mais, sabe tão bem!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Eu preferia o com o recheio doce, mas ficaram os dois uma maravilha :)

    ResponderEliminar
  19. Eu aceito uma fatia, mesmo com as críticas que fizeste para mim tem muito bom aspecto!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Bem, o aspeto é maravilhoso, esse recheio está simplesmente fabuloso!!
    Para primeira vez saiu-te na perfeição, aposto que não sobrou nem um bocadinho!!:)
    Beijinhos grandes:)

    ResponderEliminar
  21. Fico tão feliz ao ver como vale tanto a pena a partilha, mesmo esta sendo virtual ... :)
    Muito obrigada pela vossa simpática visita e comentários tão dedicados.
    Voltem sempre, que eu cá os receberei com toda a dedicação.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Oi amiga, passei p/ deixar bjsssss e agradecer o carinho.

    ResponderEliminar
  23. Fernanda considero uma arte fazer um belo pão, pra mim não é muito fácil! Fiquei aqui imaginando o delicioso aroma que este seu pão com maçãs deixou pela casa ao assar, deve ter sido um aroma muito gostoso!!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  24. Olá! Para estreia foi um grande sucesso, está com um aspecto divinal! Beijinhos
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Adorei este pão! Recheado nunca fiz, tenho de levar a tua receitinha!

    ResponderEliminar
  26. Olá,

    vim conhecer o blog e fiquei encantada com a trança. Se pudesse levava um bocadinho comigo. Como não posso e quero ver as próximas tranças, e não só, decidi reservar um dos lugares de seguidores para mim.

    Beijinho

    http://receitaspanelaferro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Olá querida amiga !
    Esta trança está concerteza uma delicia ! Adoro com maça, hummm, sou muito gulosa !!!
    Passei para te mandar uma grande beijoka e agradecer todo o teu carinho e amizade.
    Bom fim-de-semana.
    Um xi coração.

    ResponderEliminar
  28. Que trança linda, deu água na boca.
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e doce comentário.
Volte sempre, pois só assim faz sentido a partilha.
O desejo de um ótimo dia,
e um beijinho.
Delicodoce.

Print Friendly and PDF