domingo, 11 de novembro de 2012

Bolo de Batata Doce

É doce e é Batata...

O relógio do tempo corre e a vida anda num frenesim, sobrando pouca oportunidade, para tudo o que gostamos. É o caso de cozinhar com calma e prazer.

Este fim-de-semana entre chuva e sol acabou por haver o tal "tempo", para procurar no meu velho dossier de folhas amarrotadas a receita deste bolo de batata-doce e amêndoa, que eu sabia que tinha, mas que o tempo e memória atraiçoavam.

Aqui fica o registo e a receita, garantindo-vos que o resultado é de um verdadeiro bolo conventual.

Delicodoce


Ingredientes:
  • 200 g de miolo de amêndoa
  • 250 g de batata-doce esmagada (500g em cru)
  • 250 g de açúcar
  • 125 g de manteiga
  • 9 Gemas
  • 4 Claras
  • Raspa de 1 limão

Ligar o forno a 180º. Forrar uma forma lisa com papel vegetal e untar muito bem com manteiga e polvilhar com farinha, a fim de desenformar o bolo sem partir.

Cozer as batatas-doces com pele, escorrer, limpar a pele e reduzir a puré. Depois triturar a amêndoa. A seguir bater a manteiga com açúcar até formar creme. Juntar as gemas uma a uma e continuar a bater. Misturar o puré da batata-doce, a amêndoa e a raspa de limão e continuar a bater. Por fim bater as claras em castelo e juntar ao preparado muito suavemente.

Deitar o preparado na forma e levar ao forno médio a cozer durante cerca de 50m. Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e desenformar cuidadosamente.


  
Delicodoce

Delicodoce


 Bom lanche :)

17 comentários:

  1. Que bom que deve ser, ao ler a receita consigo imaginar o sabor:)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de batata doce e com amendoa deve ser uma maravilha.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Aiiii, que delicia ! Adoro bolos de batata doce !!!
    Espero que esteja tudo bem contigo !
    Muitos beijinhos e bom domingo.
    Anabela

    ResponderEliminar
  4. Ahhh.. Nunca experimentei fazer bolos com batata doce! Fiquei super curiosa, pois o teu bolo está com um ar fabuloso!

    ResponderEliminar
  5. Está perfeito!!! Adorei e um bolo assim é perfeito para acompanhar o meu chá!

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Adorei, aliás ADORÁMOS.
    O Zé lambeu-se todo e levou uma fatia para o irmão. Palavras dele : "ó mãe a Fernada tem que nos dar esta receita, mas não é só pôr no Blogue, é mais personalizado, estás a ver :))?
    Eu estou a ver e tu Fernanda, estás ver?

    ResponderEliminar
  7. Bélinha,
    Ainda bem que gostaram :)
    O Zé é demais!!!
    Estou a ver :)) quando ele quiser eu dou-lhe a receita e outro bolo certo??? :))))
    Beijocas****

    ResponderEliminar
  8. Que ótima receita, muito nutritiva e parece deliciosa!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  9. Minha querida Amiga,

    Já estava com saudades da tua paparoca ! :)

    E que lindo que está esse teu bolo, tens razão, "soa" a bolinho conventual com essa tonalidade maravilhosa e uma textura fofinha.
    Certamente que nenhum paladar poderá resistir a tamanha delicia !

    Adorei amiga, tenta prendar-nos mais com as tuas delicias, eu adoro cuscar o que andas a aí a ruminar no meio dos tachitos !!! :-))))

    Um beijinho muito grande para Ti, boa semana e... o prato é lindo ! ;-)

    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Eu aceito uma fatia, ou duas! Tem mesmo bom aspecto.
    Obrigada Fernanda pela partilha.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  11. o aspecto do bolo é maravilhoso, gostei muito!

    ResponderEliminar
  12. Olá :)
    Que bom aspecto! Adorei este bolo.
    A batata doce e a amêndoa devem combinar tão bem, que sim, até faz lembrar um doce conventual.
    Que maravilha de tentação.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro batata doce!! :D Nunca comi em sobremesas mas deve ficar uma delicia :) Ficou perfeito!

    ResponderEliminar
  14. Este bolo deve ser di-vi-nal! tenho que experimentar sem falta...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. HUM...!!! Que aspeto maravilhoso! Tem que ser uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Eu vou provar a receit ao mais breve possível e volto a comentar.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e doce comentário.
Volte sempre, pois só assim faz sentido a partilha.
O desejo de um ótimo dia,
e um beijinho.
Delicodoce.

Print Friendly and PDF