segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Polvo no Forno


Tenho a tendência de cozinhar o polvo, mais ou menos sempre da forma habitual. Porém, este fim de semana resolvi experimentar uma receita diferente e ficou muito agradável e apetitoso, pelo que aqui deixo o registo.

A receita é muito simples e é feita da seguinte forma:

Cozer o polvo temperado da forma já conhecida até estar bem tenrinho. À parte cozer batatas (2 a 3 batatas por pessoa) e reservar. Fazer um bom refogado com uma cebola grande, 4 dentes de alho, 3 tomates maduros, uma golpada de azeite, 1 folha de louro, 1 ramo de salsa, um pouco de pimentão doce e um copo de vinho branco. Deixar refogar e apurar.

Depois colocar o polvo e as batatas cortadas aos pedaços num recipiente refratário. Por cima dispor o refogado, regar com mais um pouco de azeite e levar ao forno cerca de 30m até apurar e gratinar. Retirar do forno e servir acompanhando com uma fresca salada ou legumes cozidos se preferir.




Bom apetite.

14 comentários:

  1. Adoro Polvo e este tem um aspeto divinal :D
    Muitos beijinhos e tenha uma otima semana :)

    ResponderEliminar
  2. me encanta el pulpo, y este tiene un apinta pa morirse, me lo quedo que en el horno nunca lo he probado, un beso

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de polvo assado e ,ao ver este,fiquei com água na boca. Que rico aspeto e que cor fantástica.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Fernanda fiquei com água na boca, adoro polvo e essa receita é muito pratica!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  5. Minha amiga,

    Que bom prato nos mostras aqui, com tanto sabor ! :-)
    Que cores tão lindas, polvo é algo que nunca recuso, nunca... adoro-o a ele e a toda a familia afastada (lulas, chocos, potas, etc...)

    Querida, consigo sentir o cheirinho dessa receita com um aspecto tão delicioso, na próxima vou jantar contigo ! :-)

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Isabel,
      Podes vir cá jantar que eu tenho todo o gosto :)
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Não conhecia esta maneira de fazer assim o polvo mas ficou com excelente aspecto!~

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Hummm,
    Sabes até a uns anos atrás nõa consegui comer povo não sei olhava para ele e não conseguia.

    Uma vez fui jantar com uns colegas que era o jantar do polvo era uma vez por mês que faziam esse jantar. Olha eu sem opção la tive que comer qq coisinha de polvo senão iria morrer a fome.
    Olha foi a melhor coisa que fiz apartir dai amei polvo lol

    Por isso esta receita vai logo para as pendentes para eu fazer.

    Beijinhos
    Uma magnifica semana
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá Fernanda!
    Eu adoro polvo, quase de todas as maneiras. O teu ficou muito bem...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olá Fernanda !
    Eu adoro as tuas comidas, esta do polvo, hummm, apetece mesmo provar, ainda para mais ainda não almocei, pois aproveite a hora do almoço para visitar alguns cantinhos ( não vou conseguir ir a todos, 1h de almoço...).
    Gostei muito desta sugestão.
    Beijos e muitos beijossss, obrigada pelo teu carinho.
    P.S Adorei a tua foto de perfil, que linda !!!

    ResponderEliminar
  10. Olá! Que prato delicioso!! Adoro polvo e este está mesmo tentador!! Bjs
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Obrigada a todas pela vossa agradável visita e simpáticos comentários.
    Voltem sempre!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Gosto imenso de polvo, mas cá em casa sou a única, para minha grande tristeza!
    Adorei a tua sugestão, que apetitoso!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e doce comentário.
Volte sempre, pois só assim faz sentido a partilha.
O desejo de um ótimo dia,
e um beijinho.
Delicodoce.

Print Friendly and PDF