É Dezembro e com ele será Natal...
Chega o Dezembro sorrateiro com pés de lã, para não assustar, recordando que mais um ano está preste a findar. Cobrem-se as lojas de luz e cor, brilham as ruas dos enfeites prováveis. Enchem-se as grandes superfícies de abundâncias. Cruzam-se caras apressadas envoltas na azáfama da importância. Soltam-se frases feitas e gastas para animar, fazem-se embrulhos para desmanchar. Elaboram-se pensamentos de ilusão, pedidos de esperança e sonhos de imaginação num amanhã em construção na rota da indecisão. Apiedam-se os homens pelos que passam mal, ampliam-se as notícias dos Mídea, enlevam-se as atitudes, silenciam-se os queixumes e louvam-se Graças. Combinam-se jantares de Natal, discutem-se decisões conhecidas, ajustam-se tarefas confinadas, desarrumam-se os enfeites guardados, fazem-se receitas experimentadas e corre-se pelos ponteiros acelerados do tempo.
Pelo meio de todo o bulício, o velho planeta gira no seu sentido, restando a única certeza, seja num lar repleto de nada ou pejado de tudo… é Dezembro por todo o mundo e com ele será mais um Natal no futuro.
E porque será Natal, aqui fica uma receita de um simples e agradável bolo, que poderá adornar a mesa nesta quadra festiva.
Ingredientes:
- 120g de manteiga
- 130g de açúcar
- 3 ovos
- ½ cálice de vinho do porto
- Raspa e sumo de 1 laranja
- 200 g de farinha
- 150g de frutas cristalizadas
- 50g de corintos
- Manteiga e farinha para polvilhar
Ligar o forno a 180º C. Forrar uma forma retangular com manteiga e farinha. A seguir começar por bater a manteiga derretida com o açúcar. Juntar os ovos um a um e bater. Depois juntar o sumo e a raspa de laranja, o vinho do Porto e por fim a farinha. Bater bem até a massa fazer bolhas. Passar as frutas por farinha e juntar à massa. Colocar na forma e levar ao forno durante cerca de 40 a 50 minutos em forno médio. Verificar com um palito, retirar e deixar arrefecer. Decorar a gosto.
Querida Amiga,
ResponderEliminarPois é... é Natal, é Natal, mas eu deveria escusar-me a comentar o Natal, pois que para mim há tanta coisa que está mal.
Sou estranha, sabias ? Pois...
Natal deveria ser todos os dias, pois que todos os dias a Fome contempla tantos estômagos ao mesmo tempo que todos os dias a Abundância e o egoísmo prenda tantos bolsos...
Considerações amargas à parte (desculpa-me), quero só dizer-te que o teu bolo está lindo, eu adoro frutas cristalizadas e iria adorar poder comer uma fatia do teu bolinho com o meu cafézinho dentro de poucos minutinhos, enquanto conversaríamos, quem sabe... talvez... do Natal !
Um beijinho grande para Ti :)
Isabel
Blog do Chocolate
Brisa Maritima
Querida Isabel,
ResponderEliminarEssa é realmente a mensangem que deixo através do meu texto, pelo que não te acho nada estranha muito pelo contrário.
Tal como para ti, para mim o Natal deveria ser todos os dias, e todos deveriamos dar a mão a quem perto de nós necessita.
Teria muito gosto em comer uma fatia de bolinho e conversar contigo sobre o Natal, o mundo e a vida.
Talvez um dia... :)
Beijinhos enormes para ti :)
Ficou um bolo muito bonito!
ResponderEliminarAbraços, Fabiana.
Para falar a verdade este ano dispensava o natal, nos ultimos anos ele deixou de ter significado para mim talvez por ao longo dos anos ter menos familiares presentes.
ResponderEliminarAdoro bolos de fruta cristalizada ou secas,esse ficou lindo.
bjs
Boa noite! Este bolo ficou com um aspecto guloso. Adoro bolos com frutas, por isso este ficou mesmo do meu agrado!
ResponderEliminarBeijinhos
Paula
Natal deveria ser quando o Homem quisesse, ou seja todos os dias... Para mim o Natal tem mais significado desde que estou emigrada pois as saudades apertam e então tiro sempre férias nesta época para estar com os meus pais, não ligo nenhuma aos presentes mas sim ao facto de poder ter tempo de qualidade com eles.
ResponderEliminarO teu bolo tem um aspecto fantástico!
beijinhos
Olá Fernanda, este bolinho pertence ao grupo dos "obrigatórios" para esta época, ah,ah...,tenho os armários já preparados para a festa dos bolos com frutas, acontece na minha cozinha por esta altura do ano:))
ResponderEliminarFicou lindo, ai que inveja não o ter à minha frente :)
Beijinhos.
Olá Isabel,
ResponderEliminarNão sou fã de frutas cristalizadas, mas confesso que este teu bolinho ficou com um aspeto muito guloso.
E com toda a certeza é bem mais saboroso do que o bolo rei.
Bjnhos e uma semana fabulosa.
http://saborescomtempo.blogspot.pt/
Olá Fernanda !
ResponderEliminarAdorei o teu texto e compreendi a tua mensagem...
Pois o que digo é que muitas vezes as pessoas se esquecem do verdadeiro sentimento desta época e apenas gastam dinheiro para oferecer alguma coisa que muitas vezes não nos diz nada, oferecem por obrigação e não por carinho, amor e amizade. Para mim Natal é todos os dias porque gosto de amar o próximo e ajudar sempre que é preciso.
Quanto ao bolo perfeito e muito bonito, adorei as fotos ! Que delicia !
Este fim-de-semana também me vou aventurar a fazer um bolo de frutos secos, ando a pensar na receita, inventar é o que gosto de fazer na hora de cozinhar.
Um grande beijinho.
Querida Fernanda; este bolo "cheira" mesmo a Natal. Ficou lindo e com a forra e as frutas por cima ficou bem natalício.Adorei.
ResponderEliminarBjs
Márcia
Que lindo bolo :P
ResponderEliminarUma otima sugestão para compor a mesa de natal :D
Bjs
Adoro frutas cristalizadas, que maravilhosa sugestão!
ResponderEliminarJá cheira a natal no teu blog :)
ResponderEliminarE com este frio, só me apetecem bolinhos!
Este é muito parecido com a receita que a minha mãe faz pelo natal! E eu adoro.
Lindo por dentro e por fora :)
Um beijinho.
Eu adoro um bom bolinho com frutas cristalizadas e o teu ficou lindo!!!
ResponderEliminarBjs
pois é aqui ja cheira mesmo a Natal o bolo esta 5* bjs
ResponderEliminarUm bolo com um ar tao tao natalicio que e impossivel nao gostar dele.
ResponderEliminarBeijinhos
Eu passo ao lado nas frutas cristalizadas! Mas este bolo está mesmo bonito! Não dá para não gostar dele :)
ResponderEliminarE é um mês tão bonito! Esse bolo condiz mesmo com ele :)
Um beijinho
Ai ai. como eu adoro o Natal!!
ResponderEliminarE esse bolinho está mesmo natalício, muito colorido e lindo!!
Obrigada pelas palavras cheias de carinho no meu blogue, és uma querida:)
Beijinho grande
Bem alusivo ao Natal! Adorei o bolito e a receita :D
ResponderEliminarbeijinho