Adoro cerejas pela textura, sabor, cor, formato, beleza e graciosidade. Gosto de todas e de qualquer tipo. Enquanto observo e saboreio este fruto, concluo mais uma vez (de entre milhares de vezes), que a natureza é divina e perfeita.
Vou trincando cerejas e lendo, pelo que não resisto em deixar aqui um breve apontamento sobre este admirável fruto e suas origens.
A Cerejeira originária da Ásia, tem diversos tipos de árvores, sendo que, algumas são frutíferas e outras para fins de madeira nobre (madeira de cerejeira).
Estas lindas árvores só se cultivam em regiões frias, necessitando de 800 a 1000 horas de frio, para que assim se possam produzir satisfatoriamente em Invernos frios e chuvosos.
É por esta razão que em Portugal a forte plantação situa-se a Norte do rio Tejo, principalmente nas regiões da Beira Interior e de Trás-os-Montes, com especial relevo para a região da Cova da Beira devido às suas condições do solo, clima, radiações e humidade. Estas particularidades fazem com que a cereja portuguesa seja um fruto com enormes potencialidades em termos de exportação, pela sua antecipação de maturação, obtidas nas terras do nosso lindo Portugal. <3
Como propriedades as cerejas são refrescantes, diuréticas, laxativas e contêm proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C.
Prefiro-as sem dúvida ao natural, porém quando há cerejas em excesso, aqui fica uma receita fácil, diferente e com pouco açúcar.
Ingredientes:
- 350 g de cerejas descaroçadas
- Sumo de ¼ de limão
- Açúcar q. b.
- Canela q.b.
- 250 g de farinha
- 150 g de manteiga sem sal
- 100 g de açúcar mascavado
- 1 Pitada de sal
Lave as cerejas, descaroce-as e coloque numa taça.
Por cima deite o sumo de limão, um pouco de açúcar e canela. Deixe macerar e ponha no frigorífico enquanto prepara a massa.
Por cima deite o sumo de limão, um pouco de açúcar e canela. Deixe macerar e ponha no frigorífico enquanto prepara a massa.
Numa taça misture com as mãos a manteiga, o açúcar, a pitada de sal e a farinha até estar tudo incorporado. A massa deve ficar com uma consistência areada, com irregularidades e semi húmida.
Unte um recipiente próprio para ir ao forno, coloque as cerejas no fundo, depois a massa areada e leve ao forno a 180º durante cerca de 20 m.
hummm...que delicia :)
ResponderEliminarOlá amiga ! Também adoro cerejas !
ResponderEliminarFicou deliciosa esta tua sobremesa.
Beijinhos
Nossa fiquei com água na boca, também adoro cerejas! As fotos estão lindas!
ResponderEliminarBjossss
Que deliciosa sugestão!
ResponderEliminarMuito boa a receita e suas cerejas estão com um aspecto ótimo.
ResponderEliminarUm abraço, Fabiana
http;//sabornoprato.blogspot.com
Olá,
ResponderEliminarque fotos tão lindas! Maravilhosas essas cerejas, claro que com cerejas assim...o crumble deve ter ficado fantástico! O aspeto dele é divino e quem me dera poder tirar dai umas colheradas!
Bjs
Eu adoro cerejas!!!
ResponderEliminarA minha forma preferida de as comer é ao natural...impossível parar de comer :)
Mas este ano já fiz um crumble também, fica muito bom.
Um beijinho.
O crumble de que mais gosto é o de maçã... mas esse também está de se lhe tirar o chapéu :)
ResponderEliminarBjokas
TENHO COMIDO MUITAS POIS SÃO TÃO BOAS QUE NÃO DÁ MESMO PARA RESISTIR.
ResponderEliminarADORO CRUMBLES E ACHEI ESTE UMA DELICIA.
BJS
Tenho cerejas cá em casa mas acho que ninguém me vai dar tempo de fazer uma sobremesa, visto que estão a desaparecer muito rapidamente :p
ResponderEliminarbeijinho
Crumble de cereja é, para mim, uma das melhores sobremesas que me podem oferecer, mas pede sempre uma bolinha de gelado de nata ou baunilha, que eu gosto de me tratar bem ;)
ResponderEliminarOlá a todas :)
ResponderEliminarTenho andado fugida :))
Obrigada pelos comentários.
Bom fim-de-semana
e Beijinhos.
Hmmm que delicia!!! :)
ResponderEliminarBeijinhos *