domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo

Hoje não deixo receitas, nem petiscos. Escrevo palavras, que são pensamentos enredados de desejos para todos os que visitam este  blogue...


 
"Paz, amor, luz, criança, fé, família, esperança, ânimo, sonho, oração, fraternidade, união, justiça, compaixão, amizade, segurança, saúde, alegria, afeto, sorriso, bondade, perdão, irmão, evolução, liberdade, humanidade, lealdade, honra, dignidade, respeito, criatividade, atitude, perseverança, coragem, conquista, sucesso e tranquilidade,"
 
 

 
O desejo de um 
"Feliz Ano de 2013"


 
Até para o ano e um
Beijinho "Delicodoce"

sábado, 22 de dezembro de 2012

 

Santo e Feliz Natal ...


Por aqui passo, desejando a todos os que visitam este blogue o desejo de um Santo e Feliz Natal. Que este seja de Paz, Saúde, Felicidade e Alegria na essência de todas as Famílias.





Dentro do espírito da partilha, aqui fica uma receita de simples bolachinhas de manteiga, que são uma ótima e económica lembrança, para fazer e oferecer com dedicação neste Natal de 2012.
 
 
Delicodoce
  

Delicodoce


Ingredientes:
(50 bolachas)
  • 275 g de açúcar
  • 225 g de manteiga amolecida
  • 1 ovo
  • 2 C de chá de essência de baunilha
  • 1/2 C de chá de sal
  • 400 g de farinha C/fermento

Pré-aquecer o forno a 200 º.
Misturar a manteiga amolecida com o açúcar e bater bem. A seguir juntar o ovo e continuar a bater. Juntar a baunilha e o sal e por fim ir juntando a farinha aos poucos até estar bem incorporada. Depois fazer duas bolas com a amassa e colocar numa superfície enfarinhada. Tender a massa com a espessura de cerca de 1/2 cm e com um corta bolachas previamente enfarinhado cortar bolachinhas. Colocar em tabuleiro (sem ser untado) e levar ao forno por cerca de 5 a 6 minutos. Retirar assim que as bolachnhas comecem a alourar, para não ficarem muito rijas. Deixar arrefercer e posteriormente fazer glacé e decorar  a gosto.



Delicodoce


Delicodoce







 
"FELIZ NATAL"
  
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pai Natal de Brioche


HOHOHO!!!


Há dias a minha Filha descobriu na Net uma foto de um original Pai Natal feito em Pão. Achou que era a minha cara :) e eu adorei. Hoje ao chegar a casa não resisti em fazê-lo em massa de brioche, para presentear os Sobrinhos da minha vizinha C.

Os bons momentos da vida são estes, em que se evidenciam as trocas de dedicação, afeto e carinho. Nunca me vou esquecer do momento da entrega do Pai Natal envolto em papel de prata numa noite de chuva. Os olhos da C brilharam, o rosto encheu-se de alegria e a ternura envolveu-nos num bonito abraço de amizade.
 
 
Delicodoce
 
 
Para confecionar o Pai Natal coloquei na máquina de fazer pão (de acordo com as instruções) uma embalagem de massa de brioche (Branca de Neve) no programa de amassar e levedar. Depois com a ajuda de farinha moldei o boneco de acordo com a fotografia (retirada da Internet - Origem desconhecida). Pincelei com gema de ovo natural e com gema de ovo com uma gota de corante vermelho de forma a dar cor às faces, barbas e barrete. Por fim levei ao forno pré-aquecido a 160º durante cerca de 15 m. Retirei e pincelei com um pouco de mel intensificando o brilho.
 
 
( Fotografia retirada da Internet - Autor desconhecido)
 
 
Com um bocadinho de paciência fazem-se as delícias das crianças e dos adultos. :)
 
 
Delicodoce
 
Delicodoce
 
 
Bom fim de semana. 

 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Regueifa de Nozes


O tempo foge-me pelo meio dos dias. Quero realizar tantas atividades e todas tão diversas,  que por vezes riu-me de mim própria. Pergunto-me se um dia, que esteja mais liberta em termos profissionais, se a energia e a motivação serão as mesmas … Fica uma pergunta sem resposta de entre outras tantas, que me pairam na mente.

No meio desta roda-viva e turbilhão de pensamentos, aqui deixo a receita de uma regueifa de nozes com um sabor bem caseiro, que me perfumou a casa e me aqueceu a alma, neste final de Outono de 2012.
 


Ingredientes: 
  • 350 g de farinha
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga (derretida)
  • 3 ovos
  • 25 g de fermento de padeiro
  • 50 ml de leite (morno)
  • raspa e sumo de 1/2 limão
  • pitada de canela
  • pitada de sal
  • 1/2 cálice de vinho do porto

Recheio:
  • nozes q. b.
  • canela q. b.
  • açúcar amarelo q. b.
   
Desfazer o fermento de padeiro no leite morno. Colocar todos os ingredientes pela ordem da lista na máquina de fazer pão. Ligar no programa de amassar e levedar. No final retirar a massa e com ajuda de farinha tender um retângulo. Polvilhar com açúcar amarelo, canela e nozes. Enrolar a massa e dar a forma de uma regueifa. Pôr num tabuleiro polvilhado com farinha, tapar com um pano e deixar levedar por mais 30 m. Levar ao forno pré-aquecido a 160 º C durante aproximadamente 25 m. Retirar e polvilhar com açúcar em pó.

Caso queira fazer a massa de forma manual, o processo é todo igual, tendo que misturar os ingredientes e amassar bem a massa, deixando depois levedar cerca de 1 hora em local morno, antes de a tender.


  
Delicodoce
Delicodoce

 
A acompanhar uma bebida quente fica tão bem :)




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bolo de Frutas Cristalizadas

É Dezembro e com ele será Natal...





Chega o Dezembro sorrateiro com pés de lã, para não assustar, recordando que mais um ano está preste a findar. Cobrem-se as lojas de luz e cor, brilham as ruas dos enfeites prováveis. Enchem-se as grandes superfícies de abundâncias. Cruzam-se caras apressadas envoltas na azáfama da importância. Soltam-se frases feitas e gastas para animar, fazem-se embrulhos para desmanchar. Elaboram-se pensamentos de ilusão, pedidos de esperança e sonhos de imaginação num amanhã em construção na rota da indecisão. Apiedam-se os homens pelos que passam mal, ampliam-se as notícias dos Mídea, enlevam-se as atitudes, silenciam-se os queixumes e louvam-se Graças. Combinam-se jantares de Natal, discutem-se decisões conhecidas, ajustam-se tarefas confinadas, desarrumam-se os enfeites guardados, fazem-se receitas experimentadas e corre-se pelos ponteiros acelerados do tempo.

Pelo meio de todo o bulício, o velho planeta gira no seu sentido, restando a única certeza, seja num lar repleto de nada ou pejado de tudo… é Dezembro por todo o mundo e com ele será mais um Natal no futuro.

E porque será Natal, aqui fica uma receita de um simples e agradável bolo, que poderá adornar a mesa nesta quadra festiva.


Delicodoce
 
Ingredientes:


  • 120g de manteiga
  • 130g de açúcar
  • 3 ovos
  • ½ cálice de vinho do porto
  • Raspa e sumo de 1 laranja
  • 200 g de farinha
  • 150g de frutas cristalizadas
  • 50g de corintos
  • Manteiga e farinha para polvilhar

Ligar o forno a 180º C. Forrar uma forma retangular com manteiga e farinha. A seguir começar por bater a manteiga derretida com o açúcar. Juntar os ovos um a um e bater. Depois juntar o sumo e a raspa de laranja, o vinho do Porto e por fim a farinha. Bater bem até a massa fazer bolhas. Passar as frutas por farinha e juntar à massa. Colocar na forma e levar ao forno durante cerca de 40 a 50 minutos em forno médio. Verificar com um palito, retirar e deixar arrefecer. Decorar a gosto.


Delicodoce


Delicodoce


Delicodoce


Delicodoce





domingo, 2 de dezembro de 2012

Pãezinhos de leite condensado e abóbora

 
Com o frio que está, só apetece ligar o forno e fazer pão, para o saborear ainda a fumegar e sentir o seu aroma tão característico e reconfortante. Foi o caso depois da minha caminha de fim-de- semana dos 10 km. :)
 
Depois da ideia na mente não foi difícil conseguir inspiração, pois ela surgiu através do ótimo blogue Kanela y Limón, que conheci esta semana. Os pãezinhos não ficaram tão bonitos como os do original blogue, mas a massa ficou ótima e claro, que estes são os primeiros de muitos, que irão surgir aqui por casa numa versão mais aperfeiçoada, pois fizeram enorme sucesso.
 
 
Delicodoce
 
 
Ingredientes:
• 200g de leite condensado
• 40g de manteiga amolecida
• 60 ml de leite para dissolver 25g de fermento padeiro fresco.
• 250g de abóbora em puré (cozida, escorrida e passada)
• Uma colher de chá de sal
• 550g de Farinha T65
 
 

Preparação:
Na Máquina de Fazer Pão
Colocar os ingredientes pela ordem da lista no recipiente da máquina de fazer pão. Selecionar o programa de amassar e levedar. Quando a massa estiver pronta retirar e colocar numa tigela grande untada com óleo. Cobrir com um pano húmido e deixar durante a noite no frigorífico. No dia seguinte, retirar a massa e pôr num sítio à temperatura ambiente, para que cresça de volume.
Dividir a massa e moldar pães com cerca de 40g cada, nos formatos que desejar. Deixar levedar cerca de 30 m no forno na temperatura mínima até que aumentem de volume. Retirar e pincelar com gema de ovo batido. Levar ao forno pré-aquecido a 180 º C até que estejam dourados. Retirar e deixar arrefecer.
 

Manualmente
Colocar em cima da zona de trabalho a farinha em forma de cone, fazer um buraco no centro e juntar o sal, o puré de abóbora e a manteiga e amassar juntando gradualmente os restantes ingredientes até estarem muito bem incorporados. Continuar a amassar até obter uma bola de massa macia, elástica e que não se agarre às mãos. Todo o restante processo é igual ao mencionado anteriormente.
 
 
Delicodoce
 
 
Delicodoce
 
 
A massa destes pãezinhos de abóbora fica idêntica á do pão de leite ou do croissant e ficam ótimos (ainda mornos) recheados com mel, doce de abóbora ou manteiga.
 
 
Bom doce início de semana. :)
 
 
 
 
Print Friendly and PDF