sábado, 30 de junho de 2012

30 anos - Bolo de frutas e anos 80...

A minha Querida Joana fez 30 anos.


Delicodoce

Delicodoce

Delicodoce


Delicodoce

 




Quando lhe perguntei, que bolo de aniversário preferia, disse-me que tinha saudades dos bolos de aniversário de criança, ou seja bolos de fruta, com gomas e chantilly… :)

Estes bolos marcaram aqui em casa a época dos anos 80 com festinhas de crianças no jardim.

Nesta fase o nosso jardim amanhecia engalanado com balões coloridos e as mesas eram enfeitadas com adereços divertidos. As gomas multicolores alegravam pratinhos de papel, limonadas e sumos frescos eram bebidos em sofreguidão, mousses e doces davam origem a lábios lambuzados, vestidos de marujo estreados, tornavam-se meio enxovalhados e as faces da inocência rosadas soltavam sonhos imaginados.


A azáfama era grande com corridas e brincadeiras de crianças misturando risos e gritos, que soavam a chilrear para os mais idosos, que sentados e alinhados como se um anfiteatro se tratasse, observavam felizes todas as variadas atividades.


Depois vinha o momento do desejado festival da canção, organizado e improvisado pelas crianças, que cantavam canções como o “Conquistador” ou “Não sejas mau para mim”... Música bem caraterística dos anos 80. Com o passar do dia o cansaço apoderava-se da pequenada e por fim surgia o bolo de frutas fresquinho e bem adornado, dando origem ao cantar dos "Parabéns a Você"... Mas que no fim dava disputa no retirar dos enfeites das gomas gulosas com cheiro a banana e morango. Terminavam-se  assim as festividades com todos felizes e meio cansados.

Atualmente noutra fase da nossa vida o dia 30 de Junho continua a ser e será sempre um dia de grande felicidade aqui por casa. Já passaram todos estes anos e parece quase irreal...

 As memórias ficam, as saudades dos que já partiram são indubitáveis, e o bolo de frutas volta, só que agora sem gomas e sem bonecos, para uma Filha maravilhosa e já Mulher.



Delicodoce

Ingredientes:

Para o bolo

  • 7 Ovos
  • 250 g de açúcar
  • 125 g de farinha com fermento e de fécula de batata (metade do peso de cada farinha)

Para o recheio e cobertura

  • 1 Lata de ananás em calda
  • 300 g de morangos
  • 2 Pacotes de natas para bater
  • Compota de morango q.b.
  • Açúcar em pó q.b.
  • Sumo de limão q.b.

Barre uma forma de bolo lisa e larga com manteiga e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 180º. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Peneire as duas farinhas e junte à gemada anterior até obter uma massa homogénea. Bata as claras em castelo firme e misture delicadamente à massa anterior. Deite na forma e leve a cozer cerca de 20 m. Verifique a cozedura com um palito, retire do forno e desenforme.


Entretanto bata as natas até obter consistência de chantilly, junte o açúcar e um pouco de sumo de limão e reserve no frigorífico.


Agora a montagem do bolo. Corte o bolo ao meio. Humedeça cada parte do bolo com o sumo do ananás. Coloque uma parte no prato de servir e cubra com chantilly. Depois ponha uma camada de doce de morango. A seguir corte o ananás e os morangos aos bocadinhos e ponha por cima da camada do chantilly. Ponha a outra parte do bolo por cima, cubra todo o bolo com chantilly e enfeite a seu gosto com a restante fruta.


Delicodoce
   
Delicodoce


Delicodoce


Delicodoce




Delicodoce

Bom apetite.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Peras Palacianas

Esta receita remete-me a memórias de infância.
  
Memórias infantis, criativas, ilusórias e fantásticas, em que se constroem pensamentos imaginários de Palácios e Fadas com luxurias e preciosidades, não faltando mesas e repastos singulares em baixelas de sumptuosidade admirável.
 
É pois neste mundo fantástico e imaginário, que surge esta receita e como tal dou-lhes o nome de Peras Palacianas. 


Delicodoce

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

·         4 Peras
·         1 Pacote de natas para bater
·         100 g de chocolate em tablete
·         2 Colheres de açúcar em pó
·         ½ Limão em sumo
·         1 Cálice vinho do porto

 
Descasque as peras, corte-lhes uma tampa e retire-lhes o caroço com cuidado, de forma a ficarem com um orifício e inteiras.

Coza as peras em água com 2 colheres de açúcar e um cálice de vinho do Porto durante cerca de 15 m. Depois de cozidas retire-as com cuidado da calda e deixe-as arrefecer num prato.
 
Entretanto bata as natas até obter chantilly. Junte o sumo de limão e o açúcar em pó. Bata mais um pouco e reserve no frigorífico.
Parta o chocolate aos bocados para um tachinho e leve ao lume em banho-maria até derreter. Junte um pouco de calda das peras, mexa e deixe arrefecer.

Assim que as peras estejam frias e pouco tempo antes de servir, faça a montagem da sobremesa do seguinte modo: Encha de chantilly o interior de cada pera, coloque a tampa e cubra com o chocolate derretido.  Enfeite a seu gosto com o restante chantily e sirva.

Delicodoce


Delicodoce


Delicodoce


Também pode acompanhar com uma bola de gelado de limão ou de baunilha.


O desejo de uma boa lambarice Palaciana ... :) 



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Scones

Hoje não havia pão, nem comprado nem feito em casa. Ora a solução foi rápida e surgiram uns pãezinhos que tanto gostamos.

Uns scones bem quentinhos lambuzados de manteiga ou de chocolate, para os gulosos cá de casa. :)


Delicodoce

Ingredientes:

  • 230 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal refinado
  • 50 g de manteiga à temperatura natural
  • 1 ovo
  • leite q.b.
  • manteiga e farinha para untar o tabuleiro


Misture e peneire a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. 

Deite a mistura numa taça e adicione a manteiga até obter uma massa granulada. Junte o ovo batido e o leite até a massa estar bem ligada. 
 
Divida a massa em porções, conforme o tamanho de scones que pretenda e molde-os em forma de pequenos bolinhos. 

Leve os scones ao forno pré-aquecido a 180 º num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado de farinha durante cerca de 10 m.


Delicodoce

Retire os scones do forno e sirva-os quentes e fumegantes recheados de manteiga, compota ou chocolate derretido.

Delicodoce


Delicodoce


 
Delicodoce

E assim se pode dizer que: "na casa cheia, depressa se faz a ceia" .

Bom ínicio de semana. :)



domingo, 17 de junho de 2012

Bacalhau com Broa


Como sempre com o bacalhau nosso "fiel amigo", e todos os restantes produtos bem portugueses se faz um almoço de comida tradicional Portuguesa bem ao gosto cá de casa.

Delicodoce



Ingredientes:
·         4 Postas de bacalhau demolhado
·         2 Folha de louro
·         1,5 dl de vinho branco
·         1,5 dl de azeite
·         1 kg de batatinhas novas
·         ¼  de broa de milho
·         2 c de sopa de margarina vegetal
·         6 Dentes de alho
·         1 Cebola pequena
·         1 Colher de chá de pimentão
·         1 Raminho de salsa
·         Pimenta e sal q. b.


Coloque as postas de bacalhau num tabuleiro e regue com 1 dl de azeite, metade do vinho branco, um pouco de pimenta, as folhas de louro partidas aos bocados e 2 dentes de alho esmagados. Leve ao forno cerca de 10 m a 180º.

Entretanto, descasque as batatas novas, disponha noutro tabuleiro e tempere-as com o restante azeite e vinho branco, sal, 2 dentes de alho esmagados e pimenta. Leve ao forno a assar cerca de 40 m.
 
Pique na picadora a cebola, a broa, a salsa e os restantes dentes de alho. Depois junte o vinho, a margarina e o colorau até obter um papa e disponha sobre as postas de bacalhau. Regue com um pouco do molho e leve de novo ao forno mais 15 m até gratinar.


Delicodoce


Polvilhe as batatas e o bacalhau com salsa picada e sirva com uma salada a seu gosto.


Delicodoce


Delicodoce


Bom Domingo.

sábado, 16 de junho de 2012

Batido Tropical

Com imensa vontade de férias e a mente a fantasiar paragens distantes, aqui fica um batido de sabores tropicais, para fluir em paragens iminentes.  :)


Delicodoce


Ingredientes:
(para 4 copos médios de batido)
  • 2 Maracujás
  • 1 Banana
  • 1 Laranja
  • 1 Manga
  • 6 Cubos de gelo
  • 2 dl de água natural
  • 3 Colheres de sopa de açúcar

Descasque a fruta, corte aos gomos e coloque no liquidificador. Junte a água, o gelo, o açúcar e triture até o batido ficar com uma espessura fina e macia. Verifique o açúcar e o gelo.



Delicodoce



 Sirva fresco acompanhado de uma folhinha de hortelã ou de outra erva a gosto.


Delicodoce
Bom fim-de-semana :)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Cerejas e Crumble de Cerejas


Adoro cerejas pela textura, sabor, cor, formato, beleza e graciosidade. Gosto de todas e de qualquer tipo. Enquanto observo e saboreio este fruto, concluo mais uma vez (de entre milhares de vezes), que a natureza é divina e perfeita.


Delicodoce

Vou trincando cerejas e lendo, pelo que não resisto em deixar aqui um breve apontamento sobre este admirável fruto e suas origens.

A Cerejeira originária da Ásia, tem diversos tipos de árvores, sendo que, algumas são frutíferas e outras para fins de madeira nobre (madeira de cerejeira).

Estas lindas árvores só se cultivam em regiões frias, necessitando de 800 a 1000 horas de frio, para que assim se possam produzir satisfatoriamente em Invernos frios e chuvosos.

É por esta razão que em Portugal a forte plantação situa-se a Norte do rio Tejo, principalmente nas regiões da Beira Interior e de Trás-os-Montes, com especial relevo para a região da Cova da Beira devido às suas condições do solo, clima, radiações e humidade. Estas particularidades fazem com que a cereja portuguesa seja um fruto com enormes potencialidades em termos de exportação, pela sua antecipação de maturação, obtidas nas terras do nosso lindo Portugal. <3


Delicodoce


Como propriedades as cerejas são refrescantes, diuréticas, laxativas e contêm proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C.  

Delicodoce

Prefiro-as sem dúvida ao natural, porém quando há cerejas em excesso, aqui fica uma receita fácil, diferente e com pouco açúcar.


Ingredientes:
  • 350 g de cerejas descaroçadas
  • Sumo de ¼ de limão
  • Açúcar q. b.
  • Canela q.b.


 Massa
  • 250 g de farinha
  • 150 g de manteiga sem sal
  • 100 g de açúcar mascavado
  • 1 Pitada de sal


Lave as cerejas, descaroce-as e coloque numa taça.

Por cima deite o sumo de limão, um pouco de açúcar e canela. Deixe macerar e ponha no frigorífico enquanto prepara a massa.
Numa taça misture com as mãos a manteiga, o açúcar, a pitada de sal e a farinha até estar tudo incorporado. A massa deve ficar com uma consistência areada, com irregularidades e semi húmida.
Unte um recipiente próprio para ir ao forno, coloque as cerejas no fundo, depois a massa areada e leve ao forno a 180º durante cerca de 20 m.


Assim que esteja com um aspeto levemente tostado e crocante, retire e sirva morno.

Delicodoce

No verão pode acompanhar com uma bola de gelado de sabor a baunilha, ou outro a seu gosto.


 Cerejas, sempre cerejas :)

sábado, 9 de junho de 2012

Pudinzinhos de Leite Condensado


Estamos mais na época de gelados do que propriamente de pudins. Porém, o tempo também uns dias se mostra de Verão e outros de Outono ou Primavera.

Não só o tempo como as pessoas e o mundo no geral andam em desarmonia e agitação, aguardando-se que uma nova era de valores e transformação se adivinhe. Porém nada de desesperançar, pois as fases da humanidade são cíclicas, e após uma crise existe sempre uma evolução, pelo menos a nível do desenvolvimento humano.
 
Mas porque este blogue não é para filosofar ou de terapia, J aqui fica numa tarde de Junho/12 uma receita doce para elevar o estado anímico com uns pudinzinhos muito fáceis de confecionar, muito agradáveis para qualquer paladar e muito divertidos para quem tem crianças em casa. 

Delicodoce


Ingredientes:
Delicodoce
  • 1 Lata de leite condensado
  • 1 Lata medida de leite
  • 4 Gemas
  • 3 Ovos
  • Caramelo líquido de compra para untar as formas

Delicodoce

Misture o leite condensado com as gemas e os ovos com uma vara de arames. Em seguida junte o leite e mexa bem.
Unte seis forminhas individuais com caramelo e verta o preparado pelas formas. Leve ao forno em banho-maria a 200º durante cerca de 35 m. Terminando o tempo, retire do forno e deixe arrefecer bem. Desenforme e sirva os pudinzinhos decorados a seu gosto.


Delicodoce


O desejo de uma tarde muito doce :)


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Pescada no Papelote


Existem algumas formas de cozinhar pescada, porém é um peixe, que por vezes associamos à simples pescada cozida na sua forma mais tradicional.

Hoje aqui fica uma ideia de pescada, que não deixa de ser simples, mas em que o gosto é mais saboroso e também muito fácil de confecionar.


Delicodoce


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

  • 4 Postas de pescada
  • 4 Chalotas
  • 4 Dentes de alho
  • 4 Folhas de louro
  • Azeite q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimentão q.b.


Lave a pescada e salgue com um pouco de sal 1 hora antes de cozinhar.


Ligue o forno a 180 º. Corte 4 quadrados de papel de alumínio. Retire o sal da pescada e coloque uma posta em cima de cada quadrado de alumínio. Descasque os dentes de alho e as chalotas, corte em quartos e disponha por cima de cada posta de pescada. Regue com 1 fio de azeite. Coloque um pouco de pimenta, pimentão e remate com uma folha de louro. Feche o papel, coloque em cima de um tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.



Delicodoce


Retire do forno abra o papelote e sirva. Como acompanhamento pode servir com batatas a murro e uma salada a gosto.


Delicodoce


Bom apetite.

domingo, 3 de junho de 2012

Cama de bacalhau


Para que não me alcunhem de doceira gulosa J, aqui fica uma ideia simples mas diferente, de um prato de bacalhau, que resulta muito bem e com o qual nos repastámos hoje ao almoço.

Delicodoce

Ingredientes:
  • 2 Postas de bacalhau cozido
  • 1 kg de batatas cozidas
  • 1,5 dl de leite
  • 1 Colher de sopa de manteiga
  • Sal
  • Pimenta
  • ½ Limão em sumo
  • 1dl de azeite
  • 1 Cebola grande
  • 4 Dentes de alho
  • 3 Tomates
  • ½ Pimento verde
  • ½ Pimento vermelho
  • Salsa
  • Coentros
  • 2 Gemas

Coza as postas do bacalhau, deixe arrefecer e retire as espinhas e as peles.

Coza as batatas e reduza a puré. Envolva-o com o leite e a manteiga. Tempere de sal, pimenta noz-moscada e sumo de limão. 

A seguir corte a cebola às rodelas finas e pique os dentes de alho para uma frigideira. Acrescente o azeite e leve ao lume a refogar. Junte o tomate em cubos, os pimentos em tiras, a salsa e os coentros e deixe amaciar.  

Coloque o refogado no fundo de um recipiente refractário, por cima distribua as lascas de bacalhau e por fim coloque o puré de batata e alise. Cubras com as gemas batidas, alise e leve ao forno a 200º cerca de 15 m.


 Retire e sirva.

Delicodoce

Acompanhe com uma salada a gosto.

Delicodoce

 Bom apetite.